Problemas Matemáticos de Subtração - 4º Ano do Fundamental


Guia para o Professor:

Apesar deste exercício de matemática ter sido criado para ser aplicado em turmas do 4º ou 5º ano do fundamental envolvendo subtração, procuramos também mesclar problemas aditivos e subtrativos nele.

Na medida de suas possibilidades materiais de apoio devem ser utilizados. Como exemplo, temos a atividade nº 4 onde podem ser usadas notas de papel que simulem situações como a proposta na questão.


Questão 1: Uma representação poderá ser realizada a fim de que que os alunos possam entender melhor aquilo que está sendo questionado nessa atividade de subtração.

a) Mauro terminou ficando com 21 figurinhas, afinal de contas ele tinha 15 e ganhou mais 6.
Busque observar e questionar as explicações que os alunos darão a respeito de como chegaram até a resposta.

b) Felipe ficou com 8 figurinhas, afinal de contas ele tinha 14 e perdeu 6. 
Novamente, observe as justificativas dadas pelos alunos.

Note que, tanto na opção a) quanto em b), estamos lidando com a noção de modificar uma certa quantidade inicial. Em (a), a alteração foi positiva (Mauro aumentou seu número de figurinhas); em (b), a alteração foi negativa (Felipe acabou perdendo figurinhas).


Questão 2:
a) Sílvia não conseguirá preparar a receita pois estão faltando ovos.

b) Faltam 9 ovos.

A ideia apresentada nesse exercício é a de completar, ou seja, queremos saber quantos ovos faltam para se completar a quantidade para a receita do doce.


Questão 3:
a) Paulo

b) 5 lápis a mais.

Neste problema, é preciso deixar bem claro que a comparação entre as quantidades não significa modificá-las-las, mas apenas determinar quem possui um número maior de lápis de cor.


Questão 4: Busque motivar o aluno a adotar estratégias próprias de resolução, dando liberdade para que eles próprios discutam entre si e escolham se preferem resolver através de figuras ou de contas.

Podem ocorrer casos de alunos que optem por riscar as notas que representam os gastos de Luiz Carlos, respondendo às perguntas pela observação das notas que sobraram. De qualquer forma, estarão resolvendo a questão através do método de subtração

a) 15 reais (adição)
b) 4 reais (adição)
c) 11 reais (subtração)


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Bibliografia:
  • Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar I

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