Guia para o Professor:
Exercício Nº 1:
Para essa atividade, cada aluno deve ter 15 palhaços e 8 chapéus, conforme indicado no desenho.
a) 15 palhaços
b) 8 chapéusc) Não.
d) 7 palhaços
e) A quantidade de palhaços não é igual a de chapéus porque não conseguimos dar um chapéu para cada palhaço; ficaram faltando chapéus.
f) Há mais palhaços.
g) 7 palhaços a mais.
h) 7 chapéus a menos.
i) Faltam 7 chapéus.
j) Ou acrescentamos 7 chapéus ou retiramos 7 palhaços (nessa questão, deixe que os alunos discutam entre si qual seriam as possibilidades para que as quantidades fossem igualadas).
l) Sobram 4 chapéus.
m) Sobram 12 palhaços.
Exercício Nº 2:
a) 15 casquinhas
b) 10 bolas de sorvete
c) 5 casquinhas
d) 5 casquinhas
e) 5 bolas de sorvete
f) Proceda como na Atividade 1, permitindo que os grupos troquem ideias até concluírem que podemos retirar 5 casquinhas ou acrescentar 5 bolas de sorvete.
g) Vão sobrar 10 casquinhas
Exercício Nº 3:
a) Há mais cachorros.
b) 16 cachorros.
c) 6 cachorros a mais.
d) Precisamos saber a quantidade de cachorros e de casinhas.
e) Precisamos fazer uma subtração.
Para baixar esse exercício em Word (.doc): Clique Aqui
Para baixar esse exercício em PDF: Clique Aqui
Bibliografia:
- Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar I
0 Comentários