Projeto do Dia dos Pais

O projeto Resgatando Valores - Pai, sugere a celebração entre “pais” e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias. Confira as dicas de atividades e textos do projeto!



Projeto dia doa Pais 2013
Tema  Resgatando Valores
Indicação Pais e alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental

  Justificativa:
Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho.

Como não poderia deixar de ser, essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa vários tipos de pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... Avôs, tios, amigos da família, professores...

Desse modo, a intenção do projeto RESGATANDO VALORES - PAI, sugere a celebração entre “pais” e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.


Objetivos 
♦ Cabe à escola, como espaço de reflexão, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovamanálise crítica e também impliquem valores como amor, carinho, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade entre outros.

Metodologia

O projeto pode ser desenvolvido com todos da comunidade escolar, contemplando atividades variadas.

Na semana que antecede a data (segundo domingo de Agosto), a ideia é desenvolver atividades que proporcionam às crianças reflexões sobre os aspectos essenciais das instituições sociais envolvidas (pai, família, grupo, equipe), contando, quando possível, com a participação e a presença física dos pais na escola. Isso porque trabalhar a competência da análise e das múltiplas leituras de mundo com as crianças é tão importante quanto com os pais, considerando que eles, e a família de modo geral, fazem a interligação escola-família, revelando-se isso recurso precioso para a concretização dos objetivos educacionais.
Conteúdos trabalhados 
♦ Linguagem oral e escrita: Criatividade, imaginação, dramatização e construção de textos;
♦ Natureza e sociedade: Data comemorativa, dia dos pais, socialização;
♦ Artes visuais: Desenho, pintura, montagem, colagem;
♦ Música: Expressão corporal, ritmo;
♦ Matemáticas: datas, formas, noções de espaço.
Atividades Sugeridas
1. Olha só o que fiz para você!

Confecção de uma pequena lembrança para os pais – PORTA CANETAS de latina e EVA .

Valorizando sempre a construção própria das crianças.

Bem simples de realizar.

Pode-se fazer com qualquer tipo e tamanho de latinha (milho, ervilha, extrato de tomate...). Podemos, inclusive, fazer em latas maiores para utilizar como embalagem de presente.

Atenção professores: as latinhas devem estar bem lavadas e higienizadas. Peça em comunicado na agenda escolar para que as mães e/ou responsáveis enviem as mesma já usadas, abertas e esterilizadas.

Cuidado com as possíveis pontas na abertura da lata e ferrugens (pode ocasionar cortes nas crianças). As mesmas devem ser cobertas com EVA.

Acompanhe o passo a passo:
   
Materiais: latinha EVA, tesoura e cola instantânea
    

  
1º  Recorte uma tira de EVA azul claro para encapar a latinha, cole com cola instantânea ou cola quente.

 
2º Risque os moldes no EVA  (Dica: utilize palito de churrasco). Recorte as peças com a tesoura e cole na latinha.
  
 

2. Meu pai – seu passado meu futuro
Orientar os alunos para atividades coletivas de construção de textos e cartazes a partir de histórias dos pais e a história da data do dia dos pais. O texto base abaixo serve como fonte de pesquisa aos alunos. Neste texto (disponível no portal Nosso Dom) é necessário destacar aos alunos o sentido da comemoração (também com ênfase no comércio), os costumes e valores de cada cultura e diferentes modelos familiares.

A escola deve ser sensível no modo como orienta os estudantes a entender “pai” além do âmbito biológico.
O Sistema de Ensino Dom Bosco sugere como apoio o material - Valores e Princípios [exclusivo para professores conveniados ao Sistema de Ensino Dom Bosco] :
1° ano: Família; equipe; regras de convivência; convivência na escola; respeito ao meio ambiente; respeito às diferenças; solidariedade; cuidados com o corpo – autoestima; cidadania
2° ano: Verdade; gentileza; caridade; cooperação
3° ano: Disciplina; paz; gratidão; amizade; respeito; organização
4° ano: Valores e atitudes; dignidade; cultura da paz; lealdade; respeito e autoestima
5° ano: Honestidade; responsabilidade; amor; compaixão
 
Materiais exclusivos para professores conveniados ao Sistema de Ensino Dom Bosco:http://nossodom.com.br/dombosco/frontend/ef/valores-e-principios-em-pratica/visualizar/338

Texto de Apoio
Texto base:
Quem inventou o Dia dos Pais?


Nos Estados Unidos, a data começou a ser comemorada em 1909 e, aos poucos, foi se espalhando pelo país. No Brasil, a comemoração surgiu por iniciativa da imprensa, na década de 50.
A primeira comemoração
A criação de um dia especial para homenagear os pais surgiu em 1909, como uma iniciativa pessoal da jovem norte-americana Sonora Luise, da cidade de Spokane, Washington (EUA). Ela inventou esse dia como prova de amor e admiração a seu pai, John Bruce Dodd. No ano seguinte, sua mãe, a senhora Brice Dood, procurou apoio junto ao sacerdote de sua igreja para a instituição de um dia especial em homenagem aos pais. Ele aderiu à ideia e acabou contagiando outros sacerdotes. Uma associação cristã divulgou a data para todo o Estado de Washington. Até hoje, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho nos Estados Unidos. A data foi oficializada em 1972 pelo presidente Richard Nixon.
Surgimento no Brasil
O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Panamericana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.
Pai é tudo igual? Nem sempre.
Qual é o papel do pai? Cuidar dos filhos, ensinar a distinguir o certo do errado ou a como se comportar diante da vida? Em muitas etnias, a paternidade tem sentidos e atribuições um pouco distintos dos que conhecemos. Que tal saber um pouco dos costumes paternos em outras sociedades?
Repouso pós-parto
Em algumas tribos indígenas brasileiras, é costume o pai manter resguardo no lugar da mãe que deu à luz. São quase dois meses de descanso, com alimentação leve e abstenção de sexo. Também para ele são destinados os presentes dados pelos membros da família. Costume machista? Nada disso. É que, para essas sociedades, o pai é o responsável pela existência do filho. O bebê só cresce e se fortalece no útero materno por causa das constantes "visitas" do futuro pai à sua mulher. Esse grande esforço de nove meses de relações sexuais constantes exige repouso, para renovar as energias físicas.
Responsabilidades religiosas
Na cultura judaica tradicional, o pai é responsável pela educação religiosa dos filhos. O destaque fica para a educação do menino, que, a partir dos 7 anos, começa a aprender os rituais religiosos. Com 13 anos, o pai o leva à sinagoga, onde, depois da cerimônia conhecida como Bar-Mitzva, o garoto se torna membro efetivo e participante da comunidade. Nas famílias judaicas, exemplos de patriarcalismo, os pais recebem todo o respeito e obediência dos filhos. 
Tradição oral
Entre os ciganos, a figura paterna tem papel de destaque. Cabe ao pai a decisão final sobre qualquer atitude dos filhos e é ele quem supervisiona a educação que a mãe dá às crianças. É também o pai quem se encarrega de ensinar aos meninos as técnicas de comércio, forma milenar de sobrevivência do povo cigano. Numa cultura que valoriza a tradição oral, o pai tem o dever de passar para sua descendência os conhecimentos adquiridos nas gerações passadas, como tocar instrumentos musicais (acordeão, violão e violino), fazer artesanato de cobre e falar a língua de seu povo, o romanês. Também é ele quem decide sobre o casamento dos filhos. Namoro? Nem pensar. Os pais da noiva e do noivo se reúnem e definem o dote, pago pela família do futuro marido. O poder do pai sobre os filhos só acaba em caso de casamento desfeito. Nessa situação, o pai não pode mais ver os filhos pelos próximos dez anos. O fim do casamento representa o fim da paternidade.
Fonte: http://digital.dombosco.com.br/conteudo/pagina/0,6313,DBC-2087,00.html
3º Meu pai é o meu herói ! – Música, declamação e exposição

Como homenagem surpresa, selecionar uma música bonita e emocionante para que os filhos/alunos cantem e encantem seus pais, assim como apresentação de breves textos literários, lidos aos pais em encontro no pátio da escola além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos através de uma linda exposição.

Dica de músicas e vídeos para Dia do Pais

Amigo Velho: A Turma do Balão Mágico
Amigo Maior: Turma do Printy.

AVALIAÇÃO

Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
Fonte moldes e imagens: http://artesanato.blog.br
Autoria: Fernando Vargas, consultor pedagógico do Sistema de Ensino Dom Bosco.

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