Guia para o Professor:
Nessas atividades, as situações-problema englobam a operação de soma. Tente sempre acompanhar os alunos com a leitura das explicações e dos exemplos, e achando assim necessário, utilizar algum material de apoio complementar
Exercício 1: Aqui, a intenção é de que a concepção de juntar seja trabalhada. Caso a quantidade de palitos disponíveis não seja o suficiente para todos os alunos você poderá formar grupos de crianças para realizar o exercício.
Exercício 2: Pode ser que ocorra a necessidade de alguma criança usar os palitos para fazer esta atividade e encontrar a soma de 9 palitos. Lembrando que aqui ainda estamos trabalhando com a concepção de unir duas quantidade para se chegar a uma outra quantidade diferente da primeira.
Exercício 3: Motive os alunos a criarem adições diferentes das duas já propostas nas atividades anteriores. Veja quais alunos se aventuram a colocar quantidades maiores. Solicite que observem o que seus colegas fizeram.
Exercício 4: Continuamos com a ideia de transformação da quantidade inicial, com uma alteração positiva.
Caminhe pela classe enquanto os alunos respondem às perguntas. A situação é:
• 6 formigas chegaram primeiro;
• 7 formigas chegaram depois;
• no total, 13 formigas apareceram.
É sempre interessante que você professor incentive os alunos a escreverem na matemática. Motive-os a escrever uma explicação de como eles chegaram até a resposta final.
Exercício 5:
Nesta atividade não deve se exigir da criança a realização da soma usando o algoritmo. Aqui, a intenção é de perceber se eles utilizaram alguma estratégia para efetuar essa adição. Alguns alunos utilizam o recurso da sobre contagem para determinar o total (fazem 16 traços no papel e realizam a sobre contagem: 17, 18, 19, ...) até encontrar 28. Solicite que expliquem aos colegas o que fizeram para que respostas diferentes sejam discutidas e corrigidas, se necessário.
Considerando que 12 figurinhas foram adicionadas na primeira coleção, estamos lidando com uma situação que traz a noção de modificar a quantidade inicialmente estabelecida, ao se acrescentar uma quantidade a outra.
Para baixar esse exercício em Word (.doc): Clique Aqui
Para baixar esse exercício em PDF: Clique Aqui
Bibliografia:
- Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar I
0 Comentários