Se você está em busca de uma atividade com parlendas para aplicar em turmas do ensino fundamental nas séries iniciais da educação infantil, este exercício pode te ajudar.
Essa atividade de matemática sobre parlendas é composta de 3 questões, cada uma explorando uma vertente diferente dos números presentes na parlenda "Um, dois, feijão com arroz". E ao final, temos duas questões que exploram o uso das rimas.
Versão escrita do exercício
1. LEIA A PARLENDA COM OS SEUS COLEGAS:
UM, DOIS,
FEIJÃO COM ARROZ.
TRÊS, QUATRO,
FEIJÃO NO PRATO.
CINCO, SEIS.
BOLO INGLÊS.
SETE, OITO,
COMER BISCOITO.
NOVE, DEZ,
COMER PASTÉIS.
2. QUAIS OS NÚMEROS QUE APARECEM NA PARLENDA, MAS QUE NÃO ESTÃO REPRESENTADOS ACIMA?
_________________________________________________________________________
3. COMPLETE A PARLENDA COM OS NÚMEROS:
______, ______,
FEIJÃO COM ARROZ.
______, ______,
FEIJÃO NO PRATO.
______, ______,
BOLO INGLÊS.
______, ______,
COMER BISCOITO.
______, ______,
COMER PASTÉIS.
4. CIRCULE AS FIGURAS CUJOS NOMES FORMAM RIMAS:
5. JUNTO COM SEUS COLEGAS, FORME NOVAS RIMAS PARA AS PALAVRAS QUATRO E OITO. SEU PROFESSOR ESCREVERÁ, NO QUADRO, AS RIMAS QUE VOCÊS ENCONTRARAM.
Para baixar essa atividade em Word:Clique Aqui
Para baixar essa atividade em PDF: Clique Aqui
Bibliografia:
- Caderno Pedagógico - Prefeitura do Rio de Janeiro - 1º Bimestre/2017
0 Comentários