A vinda da família real para o Brasil
A família real nunca tinha vindo visitar o Brasil desde o descobrimento. Somente em 1808, D. João resolveu que a família real portuguesa e a corte teriam que vir para o Brasil.
O que motivou essa mudança foi a guerra entre ingleses e franceses, em que Napoleão Bonaparte ameaçou invadir Portugal.
Neste período quem governava Portugal era o príncipe regente D. João, que governava em nome de sua mãe D. Maria I que estava muito doente.
O fato principal não foi só a vinda da família real, mas a transferência da sede do governo para o Brasil.
A família real foi recebida em salvador com muita festa. Mas um mês depois a sede do governo foi mudada para o Rio de Janeiro.
A vinda da família real trouxe como beneficio a abertura dos portos as nações amigas; instalações de fábricas; criação da imprensa régia; criação do banco do Brasil; casa da moeda, do jardim Botânico, da Biblioteca e do teatro Real, e das escolas de medicina na Bahia e no Rio de Janeiro.
O Brasil foi elevado á Reino Unido a Portugal e Algarves, em 1815. No ano seguinte com a morte de D. Maria I, D. João tornou-se rei do Brasil e de Portugal e recebeu o título de D. João VI.
Todos os brasileiros estavam felizes com a permanência do rei. Já os portugueses, com a retirada das tropas francesas do território, exigiam a volta do rei para Portugal.
Em 1821 o rei cedeu as exigências dos portugueses e voltou a Portugal, deixando seu filho D. Pedro como príncipe-regente.
Questões
1) Em que ano a família real veio para o Brasil?
2) O que levou a vinda da família real?
3) Quem governava Portugal nesta época? Por quê?
4) Onde desembarcou a família real no Brasil?
5) Onde foi fixada a sede do governo?
6) Cite pelo menos três benefícios trazidos para o Brasil pela vida da família real.
7) O que aconteceu em 1815?
8) O que aconteceu em 1816?
9) O que aconteceu em 1821?
0 Comentários